[Sugestão] ORGANIZAÇÃO

Compartilhe

[Sugestão] ORGANIZAÇÃO

Mensagem por Crowley / Icelos em Qua Fev 26, 2014 7:50 pm

Boa noite,

Sei que sou novato em termos de fórum, mas depois de acompanhar uma confusão que chegou a desestimular um jogador de continuar por aqui, resolvi dar uma sugestão.

Bem nesse tempo que estou experimentando o jogo de RPG por fórum, não pude deixar de notar o maior problema daqui: FALTA DE ORGANIZAÇÃO (desculpem o caps, não é pra parecer agressivo e sim para chamar atenção, vocês precisam).

"Mas como assim falta de organização? Somos vários ADMs e MODs, sempre tem alguém on! Vamos até aumentar o numero deles pra organizar melhor a coisa"

Sim! Falta de organização! Você joga futebol? Sabe o maior problema de um time de peladeiros? Todos querem ser o tecnico e dizer o que os outros devem/povem fazer, e qual o resultado? Sim, um time completamente desorganizado.

Onde eu quero chegar? Sim, existem de fato inúmeros ADMs e MODs, mas muitos são desnecessários, o trabalho de vocês é completamente desordenado, todos podem fazer tudo, e como cada um tem seus pesos e medidas, quando diferentes ADMs/MODs julgam de maneira diferente (o que é perfeitamente normal), gera insatisfação dos usuários e alguns chegam até mesmo a pensar que existem jogadores privilegiados no fórum (possibilidade esta que vou descartar pra não entrar numa treta sem fim).

Minha sugestão é a seguinte: Organizem-se, estabeleçam funções entre si.

Uma vez definidos os ADMs e MODs que realmente atuem no Fórum, deve ser estabelecida a função de cada um deles, de modo a não gerar julgamentos diferenciados e de deixar claro a cada ADM/MOD o seu papel.

EXEMPLO:
    Função, avaliar prologos e conferir níveis: Todos ADMs/MODs;
    Função, criar e avaliar missões: Brian e All;
    Função, avaliar técnicas e habilidades: Zetto;
    Função, avaliar coesão de ficha: Ermac.
    Função, criar trama oficial: ADMs

Com avaliações importantes como, coesão de ficha, habilidades e técnicas na mão de um único ADM/MOD, elimina-se o problema de diferentes pesos e medidas na hora da aprovação ou reprovação das mesmas.

Mas e se o usuário tiver sua ficha, téc., hab., reprovada pelo ADM/MOD responsável ele vai ter que engolir? Não, obviamente tanto poder não pode ser deixado na mão de um só quando existem outros igualmente responsáveis pelo Fórum. Nesse caso, se o usuário tiver sua ficha, téc., hab., reprovada, ele poderá criar um tópico explicando sua discordância e então, neste tópico, os ADMs/MODs irão expor seus pontos de vista de modo a chegar a uma decisão colegiada que irá reprovar definitivamente ou aprovar tal pedido.

Bem, essa é minha sugestão, e desculpem se pareci um tanto rude  :3 

I c e l o s C r o w l e y

Re: [Sugestão] ORGANIZAÇÃO

Mensagem por ADM All de Balron em Qua Fev 26, 2014 8:11 pm

A descentralização do poder por parte da staff tem como objetivo principal a efetividade do trabalho em relação a números. De fato, algumas vezes ocorrem avaliações de qualidade duvidosa em alguns pontos e isso é inegável, MAS não é para pensar que somente porque um staffer avalia tal determinada coisa que os outros não estão prestando atenção. Quando alguma técnica ou ficha é aprovada, a maior parte fica observando e, caso ocorra algo absurdo, os outros entram em ação. Em alguns casos, inclusive, ocorre a avaliação conjunta.

Posso citar inúmeros exemplos aqui caso tenha alguma dúvida em relação a isto.

Mensagem por Shin em Qua Fev 26, 2014 8:34 pm

Bom, entendo sua "preocupação" (em partes) a respeito de alguns problemas envolventes, o fato é que tal organização na qual você citou ao meu ver é preocupante, e um tanto quanto "desnecessário", não digo isso como resposta sem fundamento algum, mas por "experiência própria". Tal evento já foi ativado em um fórum na qual eu participada da staff, a princípio aparentava ingressar positivamente porém ilusório, este gerou maiores problemas quanto ao "trabalho único" responsável por cada indivíduo, tal como "ausências" dos mesmos, gerando um acúmulo de serviços "intocáveis" por outros responsáveis, e isso é impossível evitar, uma hora ou outra, tenha certeza que ocorrerá, além de outros pontos na qual seriam facilmente notados. Além de que, a staff é preparada para todas as funções envolventes, estabelecendo uma união responsável por todo seu envolto, onde cada um se responsabiliza por sua "personalidade avaliativa" mediante as regras em gerais, tendo de arcar com seus erros cada vez que cometidos.

Mensagem por Crowley / Icelos em Qua Fev 26, 2014 8:55 pm

Entendo os pontos de vista expostos e o que tenho a acrescentar é o seguinte:

1-- A especialização (cada um faz uma coisa) é a melhor forma de trabalho, vide modelo de empresas com vários setores especializados e focados cada um em sua tarefa. É inviável um "tomar conta de tudo" e todos "tomarem conta de tudo" de maneira desordenada.

2-- Quando você escolhe alguém para o Staff, significa que você confia naquela pessoa e enxerga nela um mínimo de responsabilidade para o cargo. Dessa forma, um Staff responsável, avisaria quando fosse se ausentar do Fórum e consequentemente de suas funções, assim outro Staffer seria remanejado temporariamente para acumular a função que era exercida pelo ausente. Estamos em plena era digital, onde a comunicação praticamente não possui fronteiras, sumir e depois dizer que não teve como avisar é uma mera desculpa para encobrir a irresponsabilidade.

Como eu disse respeito o ponto de vista de vocês, que provavelmente possuem uma experiência de Fórum bem maior que a minha, mas quanto a organização de funções acredito possuir um certo know how para ajudar.

Att.

Mensagem por ADM All de Balron em Qua Fev 26, 2014 9:16 pm

1- Não vejo este estilo fordista como o mais funcional, me perdoe. Diferentemente do que em uma empresa ou em uma área de conhecimento, nós aqui no fórum não lidamos com coisas absurdamente complexas, longe disso na realidade. De fato, não há a capacidade de "cuidar de tudo" e é por isso mesmo que não fazemos isto. Já viu Zetto avaliando técnicas? Poucas vezes, certamente. Já me viu avaliando fichas? Quase nunca! E é porque cada staffer sabe de suas limitações e no que é mais útil por possuir um conhecimento maior.

2- Sabemos que não é isso que ocorre. Quando há uma área específica para determinado staffer, na hora deste se ausentar e de outro substituto tomar seu lugar, qualquer pessoa avaliada neste período de tempo poderia se dizer prejudicada. Eu já tive experiência em outros fóruns e adianto-te que isso não dá certo em longo prazo. Na verdade, mesmo em curto prazo já possui problemas...
    Ermac de Wyvern
    Aspirant
    Aspirant

Mensagem por Ermac de Wyvern em Qua Fev 26, 2014 9:32 pm

Minha resposta não é diferente das dos meus colegas da Staff, organização aparentemente poderia ser sim um problema, mas alguns de nós já vivenciamos isso no passado, como já explicado pelo ADM Shin, e nossa estrutura e trabalho atual tá conta do recado.

Mas o problema talvez ocorra em relação a " Comunicação e Decisões em Grupo ", para que certas situações que  venha atingir diretamente o fórum e seu ambiente de interação com os membros, sejam solucionadas de forma democrática e coletiva por toda ou a maior parte da Staff, para somente então, ser aplicado as medidas tomadas levando em consideração a opinião ou voto de cada um dos Staffers. Nisso, me refiro aos problemas mais significativos e graves encontrados que estejam a prejudicar o jogo e convívio entre membros de nosso fórum.

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui Fev 27, 2014 3:15 am

Vivemos num ambiente onde cada um tende a puxar a sardinha para seu lado / reino / char e afins.
    Entendo perfeitamente o que o Abadir quis dizer e também todos vocês da Equipe.

Penso que existe uma estrutura organizacional mais flexível e oculta, sem cargos específicos ou responsabilidades delegadas. Também não questiono a experiência de vocês em fóruns, onde assumo não ter tanto conhecimento.

O fato é que sempre existirão os insatisfeitos por qualquer motivo - avaliação de ficha, técnica / habilidade, missão, on trama... por que querendo ou não "somos inimigos". rs

E o que eu acho que está pegando muito é algo impossível de mudar: o que acontece em off leva pancadaria pra on e depois todo mundo perde a razão. Surgem arrependimentos, membros abandonam o barco e isso não muda.

Longe de dizer "Não aguenta, não desce pro play" quero lembrar que o fórum ainda é novo, há muito que se melhorar e a minha única sugestão é que em técnicas e habilidades exista um aval de MAIS DE UM MODERADOR.

Me senti prejudicada recentemente ao perceber que a minha primeira técnica é tão pobre que dá vontade de chorar só de pensar na quantidade de dp's que terei que gastar para deixá-la decente.

Acho que o papel da Equipe não deve ser apenas "aprovar ou reprovar" e sim conduzir o player - desde a construção da ficha - para uma evolução concreta.  sir

Mensagem por Crowley / Icelos em Qui Fev 27, 2014 4:06 am

All, você sabe que você é um dos caras que mais respeito desde que entrei neste fórum, mas terei que discordar de seus argumentos.

1-- Primeiro tu dizes que o estilo que eu propus não é o mais funcional, no entanto, logo em seguida tu assumes que tu nunca fez certas avaliações, assim como outros Staffers nunca fizeram outras. Ora, ao meu ver, vocês mesmos estão se organizando sem saber, cada um assumindo funções que mais condizem com suas características.

2-- Como eu disse inicialmente no post, se algum usuário se sentir prejudicado, existe a possibilidade deste criar um tópico afim de obter uma decisão colegiada dos Staffers, de modo a acolher ou não o seu pleito.

Quanto as premissas expostas pelo Ermac, também discordo, com todo respeito obviamente. Dizes que a estrutura atual do fórum da conta do recado, no entanto, não é isso que vejo, o que vejo são usuários experientes desanimados e alguns novatos animados. O problema da "Comunicação e decisões em grupo" está diretamente ligado a organização, a não ser que meu conceito de organização seja abrangente demais.

Por fim, quanto ao post da querida Leena, acredito que Staffers devem primar pela imparcialidade, devem separar o jogador da organização do fórum. Suas palavras ao meu ver são muito acertadas quanto ao assunto de existir aval de mais de moderador. Tanto que sugeri a revisão da primeira decisão monocrática por uma decisão colegiada.

Mais uma vez reafirmo que minha intenção não é criar tumulto, e sim ajudar. Vocês sabem que me dou muito bem com cada um de vocês e os admiro pelos excelentes RPGistas que são.

Um abraço.

Convidado
    Convidado

Mensagem por Convidado em Qui Fev 27, 2014 4:17 am

Abadir de Perseu escreveu:

Por fim, quanto ao post da querida Leena, acredito que Staffers devem primar pela imparcialidade, devem separar o jogador da organização do fórum.

&

Abadir de Perseu escreveu:
    Mais uma vez reafirmo que minha intenção não é criar tumulto, e sim ajudar. Vocês sabem que me dou muito bem com cada um de vocês e os admiro pelos excelentes RPGistas que são.

Eu sei que devem e não foi minha intenção dizer que estão fazendo o contrário. Só quis justificar o clima que surge quando há um combate ou uma trama mais quente e as opiniões divergem. Existe um caso bem recente que acho que nem preciso citar, mas envolveu a avaliação de uma técnica e depois descambou para a própria crítica do julgamento no post.

E sim, nóis semu umas diliça de RPGistas.  orgasmos

Mensagem por Abel de Gêmeos em Qui Fev 27, 2014 10:14 am

Bom, pra mim o fórum vai bem como está.

ADM Áktino de Lymnades
    G. Marine
    G. Marine

Mensagem por ADM Áktino de Lymnades em Qui Fev 27, 2014 11:30 am

Tenho que ratificar algumas colocações do All e do Ermac antes de emitir minha opinião.

Em primeiro, organizar uma divisão de tarefas é sim complicado para o fórum, e antes de considerar a maior ou menor funcionalidade, deve-se lembrar que isso não é uma empresa. Ninguém ganha valores monetários nenhum para atuar aqui. Todo o trabalho da staff é voluntário e visa a perenidade do fórum, que interessa a todos nós jogadores.

Por isso, ao dividirmos tarefas acabamos por sobrecarregar um ou outro staffer, de modo desproporcional, pois as tarefas possuem pesos diferentes. Mais do que isso, criamos uma obrigação de observar a cronologia, pois se um player se ausenta por 2 dias (o que não é muito para o jogo e nem para a vida) acaba emperrando atividades importantes e acumulando ainda mais trabalho, o que pode vir a prejudicar esse staffer em on game, tornando-o um mero "funcionário" no fórum. (A rotatividade não ajudaria com isso também)

Agora remetendo ao que foi dito pelo Ermac, vejo que ele acertou exatamente o alvo em sua proposição. A questão é comunicação sim. Vejamos, a divergência de avaliações é relativa à divergências subjetivas de cada player. O problema, é que isso soa como perseguição, sem que de fato o seja, como enfatizou a Leena. Mas se observarmos bem, o que provoca isso é a FALTA DE PARÂMETROS CLAROS PARA A AVALIAÇÃO. Excetuado as missões (que ainda não vi apresentarem esse tipo de crise), tudo aquilo que demanda interpretação causa divergências, e sem um parâmetro claro, o jogador se sente vulnerável às personalidades dos avaliadores. Divergências são normais, nenhuma avaliação é unânime, mas sem parâmetros para avaliá-la, causa uma sensação de insegurança.

Eu seu disso pois eu mesmo já estive envolvido em tretas com outros jogadores por reclamar de uma avaliação que foi feita, não comigo mas com terceiros. A discussão gerou um clima de constante e desagradável conflito por muito tempo. Particularmente, eu prefiro avaliar técnicas. Procuro ser rígido na busca da coerência e do equilíbrio para o combate. Mas vejo algumas técnicas aprovadas que eu veementemente não aprovaria, porém não posso dizer nada pois não há parâmetros pré estabelecidos que possam servir de referência.

Digo que isso é falta de comunicação entre a staff, pois nós precisamos assumir o compromisso de construir esses parâmetros e ter uma linha geral de ação. Isso atenuaria a influência das subjetividades, e o próprio jogador poderia reclamar da avaliação com mais autoridade, pois ele teria as referências onde se basear, sem precisar recorrer a uma comissão especialmente designada para tal.

Cabe á staff se reunir, definir parâmetros, e efetivar as decisões. Isso é um alerta que precisamos captar.

Medalha de Honras:
    Vencedor do Torneio "Pós-Apocalipse"

Mensagem por Crowley / Icelos em Qui Fev 27, 2014 11:56 am

Ok, mesmo que minha sugestão da organização não seja aceita, pelos motivos todos que vocês apresentaram, que eu respeito, afinal sou noob em fóruns e vocês devem saber bem melhor do que eu o que funciona e o que não funciona. Vejo que pelo menos o debate levantou um tema de interesse de todos: maior comunicação entre staffers e a necessidade de se estabelecer parâmetros de julgamentos.

Já até falei com o Zetto por skype e ele também disse isso é uma coisa que deve ser melhorada.

Enfim, desculpem se fui grosseiro, a intenção era somente propor uma idéia e debatê-la  :3 

Ermac de Wyvern
    Aspirant
    Aspirant

Mensagem por Ermac de Wyvern em Qui Fev 27, 2014 12:58 pm

Abadir de Perseu.. Pelo contrário, não foste grosseiro de forma alguma no meu entender!
    Faz bem expor suas dúvidas, sugestões e críticas construtivas a fim de melhoar-mos algo que achas poder estar errado ou melhor desenvolvido.

Trocar ideias e fazer debates saudáveis é algo positivo que vem apenas agregar quanto várias mentes colaboram seus respectivos pensamentos, que normalmente divergem, mas é justamente isso que se faz alcançar pontos em comum e no final se chegar a uma formula ou solução possível e válida que englobe os aspectos mais importantes citados anteriormente.

Agradeço por vossa iniciativa e se futuramente se achar necessário expor algo que ache  importante  ao fórum Prologo Divino, sinta-se a vontade colega de jogo!
     Wink

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 24, 2017 9:58 pm